domingo, 18 de setembro de 2011

Jonas



O profeta Jonas não é lá um exemplo de perseverança. O que me deixa intrigada é que ele como profeta devia saber que não dá pra fugir ou se esconder de Deus... O.o (“Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis.” Jn1.3)
Jonas recebe uma ordem de Deus e prontamente desobedece com “a cara mais lavada”, tipo: “Eu não vou, já sei o que vai acontecer”. 


Jonas sabia que se o povo se arrependesse Deus iria perdoá-los e é por isso que ele não queria ir: "Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar, mas depois se arrepende.” Jonas 4.2

Então eu me pergunto, pra que escrever um livro que conta a história de um profeta desobediente, sem compaixão, e completamente irado...?

Sabe, quando Jonas se arrepende e recebe novamente a ordem do Senhor e resolve obedecer, assim que ele chega à cidade e dá o recado de Deus, TODOS (até animais) entram em jejum, TODOS se arrependem, TODOS começam a buscar a Deus! A Bíblia fala que Nínive era uma cidade grande e que levaria 3dias para percorrê-la. Jonas percorreu apenas 1dia proclamando a Palavra e foi o suficiente para que toda a cidade cresse em Deus.

Então me pergunto: O que eu aprendo com Jonas?
Sinceramente? Apenas o que não fazer.

Mas não se preocupe, porque o livro de Jonas não vem para falar dele, mas sim de Deus.
Vem falar da Sua misericórdia, paciência e compaixão; Vem pra falar do amor de Deus em querer nos usar, nós, indignos; De que não interessa se você quer ou não fazer, o melhor caminho ainda é obedecer; Não interessa se você já “sabe” como Deus vai agir, você tem que ir aonde Deus manda, você tem que estar onde Deus quer;

Muitas vezes, agimos como Jonas sem perceber. Deixamos de cumprir nossa obrigação e jogamos toda a responsabilidade para Deus. Assim como Jonas temos a responsabilidade de irmos nas “Nínives”, que são vidas sedentas de Deus. E assim como Jonas falamos para Deus que Ele pode fazer isso sozinho, porque Ele é misericordioso e compassivo e bondoso...
A forma que Deus encontrou de disseminar o amor Dele aqui na terra, é através das vidas daqueles que O recebem e O aceitam como Senhor e Salvador. Ou seja, NÓS!



Que a gente possa enxergar que mesmo podendo falar Dele para todo o mundo, Deus ainda prefere usar as nossas vidas.
Que eu e você, possamos nos entregar a Deus. Vamos nos permitir sermos usados por Deus! SEMPRE E SEMPRE com um único propósito: Para Honra E Glória do Nome do Nosso SENHOR!

“Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo.” Jonas 2.4


“Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.” Jonas 2.7

0 comentários:

Postar um comentário