"De modo geral, o mundo perdeu o senso de assombro. Crescemos. Já não perdemos o fôlego diante de um arco-íris ou do perfume de uma rosa, como acontecia antes. Ficamos maiores e todo o resto ficou menor, menos impressionante. Tornamo-nos apáticos, sofisticados e cheios de sabedoria do mundo. Não deslizamos mais os dedos sobre a água, não gritamos mais para as estrelas nem fazemos careta para a lua. Água é H2O, as estrelas foram classificadas e a lua não é feita de queijo. Graças à televisão via satélite e aos aviões a jato, podemos visitar lugares que no passado eram acessíveis apenas por Colombo, Balboa e outros exploradores intrépidos.
Houve um tempo, não muito distante, em que a tempestade fazia um homem adulto estremecer e sentir-se pequeno. Deus, no entanto, está sendo deixado de lado pelo mundo da ciência. Quanto mais sabemos sobre meteorologia menos inclinados nos tornamos a orar durante uma tempestade. Os aviões voam agora acima, abaixo e entre elas. Os satélites reduzem-nas a fotografias. Que ignomínia - se é que uma tempestade pode experimentar ignomínia - reduzida de teofania a mero incômodo.
Heschel diz que hoje cremos que todos os mistérios podem ser resolvidos, e que todo o assombro não passa do 'efeito que o novo imprime sobre a ignorância'. Certamente o novo é capaz de nos impressionar: um ônibus espacial, o jogo mais recente de computador, a fralda mais macia. Até amanhã, até que o novo se torne velho, até que a maravilha de ontem seja descartada ou tomada como coisa certa. Não é de admirar que o rabino Heschel tenha concluído: 'À medida que a civilização avança, o senso de assombro declina'."
Frase do notável rabino, Abraham Joshua Heschel, após sofrer um ataque do coração quase fatal, ainda no leito de um hospital:
"...nunca na minha vida pedi a Deus sucesso, sabedoria, poder ou fama. Pedi assombro, e ele me concedeu."
Trechos retirados do livro: O Evangelho Maltrapilho, de Brennan Manning.
domingo, 20 de maio de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Encontre Aqui
alegria
amor
atraidos
brecha
busca
clama bahia
como Cristo é
confiança
Congresso
conversão incompleta
convicção
criação
cristãos perseguidos
dedicação
digno és
egoismo
escolha
escolhido
espera
Espírito Santo
evangelho
evangelismo
eventos
examinai
falso dircurso
fé sem obras
força
frase da semana
glória
graça
gratidão
guerra espiritual
hipocrisia
jonas
Jovens a Mil
julgar
luz
moda
mover
música
natureza
Nívea Soares
oração
pano novo em roupa velha
paz
pecado
planos de Deus
pregação
primeiro amor
privilegio
prosperidade
provações
purificação
quem somos
reflexão
revestido
revestimento
Romanos
seguir Jesus
semelhança
sofismas
tempo
testemunho
twitter
vestes novas
vida secular
video
vocação
0 comentários:
Postar um comentário