terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ansioso, eu?


É meu irmão! É minha irmã!

Se você anda com o coração apertado, a mente a mil por hora e nem na hora de dormir seus pensamentos lhe dão descanso, você se encontra ansioso, e uma vez assim, é duro informar, mas a sua confiança em Deus está abalada! Isso mesmo, a-ba-la-da!
Bom, não pare de ler porque creio que assim como eu fui, você será liberto deste mal. Mas antes vamos dar uma passada pelo dicionário:

an.si.e.da.de: 2. Penoso sentimento de insegurança gerado por perigo indefinido.
ân.sia: 1. Angústia. 2. Desejo ardente; anseio. Pl. 3. Náuseas.

Então, conforme o dicionário, você anda inseguro, se sente ameaçado, o medo é tanto que pode se transformar em pavor a ponto de lhe provocar náuseas, ânsia de vômito. É verdade, ás vezes a "pressão psicológica" é tanta que afeta até o meio físico, a nossa mente controla todo o nosso corpo, então se a sua mente anda sobrecarregada, o seu corpo, mais cedo ou mais tarde, vai também sobrecarregar! Como estudante da área da saúde, bem cedo aprendi que somos psicossomáticos, o conceito de saúde hoje é bem diferente do primeiro definido pela ONU.

Não se entende saúde apenas como a ausência de doenças, saúde é o seu modo de vida, em outras palavras, possui saúde quem possui a Paz! Como uma pessoa em perfeita condição física, mas com a mente e vida emocional totalmente devastada pode se declarar saudável? A doença do século vai além do campo físico, a doença que rege em nossa geração é invisível mas absolutamente verdadeira.



Mas aí você pode me dizer:" - Não, você não sabe o que estou vivendo! Você não sabe o inferno que é a minha vida! Falar é fácil, quero ver suportar o que suporto!"

Analisemos o que nos diz Jesus: " Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. / Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." Jo 14:1;27

Inicialmente Ele nos instrui a ter Paz, Ele sabe que vamos enfrentar dificuldades e por isso já nos informa como sempre, o melhor caminho que é fugir da inquietação e, logo após Ele nos ensina a receita, o que fazer para que o nosso coração não se turbe, e a receita não poderia ser outra se não CRER! Fé é a receita de Cristo para que encontremos a Paz, mas crer apenas em Deus e no próprio Cristo. A Paz que Jesus nos oferece não é uma paz qualquer, se trata da Sua própria Paz, a Paz que reina no céu, a Paz vinda Dele próprio, a Paz do princípio que a todo entendimento humano excede, e apenas com ela o nosso coração descansa.

Só assim podemos encontrar a Cristo dentro de nós e viver o que Paulo e Timóteo instrui na carta aos Filipos capítulo 4, versículo 6 e 7: "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."

Para meditar:
Neemias 8:10
Salmos 37:5; 46:10; 55:22;
Provérbios 16:3 e 9
Romanos 8:28
II Coríntios 4:17

P.S.: Analisemos ao meditar sobre estas palavras o contexto e circunstâncias a que os autores estiveram submetidos ao escrevê-las, como por exemplo: Jesus, que foi tido como maldito sem nunca ter pecado e rejeitado por aqueles que amava, ou Paulo que infinitas perseguições, prisões e humilhações sofreu.

"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos."
Fp 4:4


0 comentários:

Postar um comentário