segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ele escolheu não julgar

E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.

Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? Lucas 12:13-14

Shalom, gente! =D
Eu cá pensando com meus botões me perguntei: "Mas se Jesus tem poder e autoridade para julgar e; se Ele sendo Deus, mais do que ninguém é habilitado a fazer isso. Por que Ele não respondeu de uma vez a pergunta deste irmão?"
É verdade que trata-se de uma passagem-alerta sobre a avareza, como vemos nos versículos que se seguem. Mas eu gostaria de chamar sua atenção para o que chamou a minha atenção: a posição e escolha de Jesus em não julgar!

Analisei e cheguei a uma conclusão já comum e esperada: Jesus foi exemplo de tudo para nós. Ele tinha autoridade para julgar, mas escolheu não julgar, servindo assim de exemplo vivo para cada um de nós. E é sempre importante lembrar que a Sua natureza Divina nunca anulou a Sua natureza humana!

E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. João 5:27

No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. Romanos 2:16

Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo. João 8:26

Jesus sabia do poder de julgamento que possuia, e para aquele jovem, ficou claro tal poder, mas em tudo Ele se anulou por nós e as Suas Palavras se transformaram em atitudes, mais uma vez nos ensinando como devemos viver: agindo através do evangelho.


E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?

E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8:10-11

Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Romanos 14:13

A mente Divina se revela perdoadora para com o pecador, e não condenadora, como se apresenta a mente humana. Para Deus muito mais importa manter-se em santidade do que "perder tempo" com condenações.

Soaria falso se Jesus, pregando o não-julgamento, acusasse uma adúltera ou quem quer que fosse. Se assim acontecesse, Ele não teria autoridade para nos instruir a este respeito. Mas Cristo sabia que há tempo para tudo debaixo do céu. E por não usurpar ser igual a Deus, aceitou o tempo que o Pai designou para que Ele venha e julgue o mundo.

A Sua primeira vinda a Terra foi para pregação da Salvação:


E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 12:47

Porém o Seu retorno será para julgamento e reinado:

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, 2 Timóteo 4:1


Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17:31

E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro Livro, que é o da Vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Apocalipse 20:12 

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4

Ele é o nosso Advogado.

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1

Mas que tomemos como exemplo a Sua humildade e Sua atitude.
Lavemos os pés uns dos outros.
Tiremos as traves que atrapalham nossa visão.
E reconheçamos que apenas Ele tem tal poder e autoridade.
Que Deus gere em nós corações como o de Cristo, que saibam esperar e;
que o tempo de Deus seja o determinante da nossa ação.
Quantos de nós, deixaríamos de fazer algo estando em nossas mãos o poder para fazê-lo, "apenas" por que Deus pediu para esperar mais um pouco?
Exemplo maior que Jesus?
Me perdoem todos os outros, pois eles são apenas outros diante da simplicidade e magnificância de Cristo!
Não posso deixar de seguir Àquele que abriu mão da Sua Deidade por amor a mim. E o que me resta é apenas corresponder a este imenso e constrangedor Amor!

Que sejamos como Cristo!

2 comentários:

Banda MEGAVIT disse...

Realmente só cabe a Ele julgar, mas como se fez homem não julgou para que sigamos seu exemplo.

Leleke Visita disse...

Só não devemos confundir esse JULGAMENTO de CONDENAÇÃO com o julgar que Ele nos instrui a fazer!
Temos que tirar as traves de nossos olhos e só depois julguemos todas as coisas, imagino um cristão que não julga, fica calado vendo o pastor roubar os irmãos mas não abre a boca pk Jesus não julgaria este pastor, Jesus não ensinou isso! pelo contrário, Ele foi o mudou o modo de viver de todos com suas parabolas que faziam o povo pensar, Ele não condenou ninguem naquele tempo mas trouxe entendimento a nós, e hoje temos a palavra que diz

"JULGAI todas as coisas, retem o que pe bom, e se afaste do que é mau"

Julgar é direito de todo cristão, e Cristo nos ensinou isso, indo mais além, a palavra de Deus nos exorta a julgar todas as coisas e como sempre tenho falado

Julgar não é empurrar a ovelha do penhasco mas estender a mão para que ela não caia!

Todos merecem chances (pelo menos de nós) pk todos somos pecadores e Ele tem nos dado muitas chances para nos arrependermos e voltarmos ao caminho estreito que leva a porta estreita!

Se nos calarmos diante as heresias e falsos evangelhos de hoje (os falsos cristos profetizados) não estamos seguindo o exemplo de Jesus, é uma palavra mal interpretada isto.

Como dizia um poeta "Paz sem voz não é paz, é medo"

Postar um comentário