terça-feira, 12 de abril de 2011

O Melhor Conselheiro


E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue como o têm todas as nações. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR. I Samuel 8.5-6

Shalom amados e amadas do Deus Altíssimo,

Esse trecho, fala do momento em que o povo foi até Samuel para pedir um rei; Samuel já estava velho, já não julgava mais Israel, colocou então seus filhos para ocuparem seu lugar, porém eles não seguiam o exemplo de Samuel e só estavam interessados em ganhar dinheiro e já não decidiam os casos com justiça. Diante disso os anciãos, líderes de Israel, foram até Samuel para pedirem um rei.
A Bíblia revela que Samuel não gostou dessa idéia de rei, isso desagradou a ele. Samuel avisou sobre todas as desvantagens em ter um rei, e de tudo o que eles sofreriam. Mas o povo não estava nem aí para o aviso de Samuel, eles queriam um rei.

E nessa história toda, um versículo me chama a atenção para a atitude de Samuel; o final do versículo 6 que diz: “E Samuel orou ao SENHOR.”


Quantas vezes negligenciamos a opinião de Deus em nossas vidas por acharmos que tomaremos a melhor decisão?
Samuel não gostou do que ouviu do povo e aquela situação em nada lhe agradava, contudo ele sabia que se buscasse do Senhor, Ele lhe daria a melhor solução. As circunstâncias não tiraram de Samuel a certeza de que Deus resolve problemas muito melhor do que ele.

--
A Bíblia nos dá um exemplo de alguém que foi enganado porque não pediu conselho ao Senhor: Josué. Josué foi um grande líder, guiado pelo Senhor e temente a Deus; mas parece ter se deixado levar pela situação.
No capítulo 9 do livro de Josué temos a história do acordo de paz que o povo de Israel fez com os gibeonitas, que era mais um dos povos que deveriam ser destruídos e a terra possuída.
Mas foram enganados porque não pediram conselho ao Senhor.

Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao SENHOR. E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento. Josué 9.14-15
Talvez Josué tenha se deixado levar pela aparência da situação. Ele poderia ter pensado “Eles parecem estar dizendo a verdade.” Mas se tivesse pedido conselho ao Senhor saberia da verdade.

Contudo pela misericórdia de Deus, o Senhor tornou o mal em bem e os gibeonitas ficaram como escravos do povo de Israel.
--

[Voltando...]

Samuel tinha os ouvidos sensíveis à voz do Senhor.

Precisamos buscar mais isso do Senhor em nossas vidas! Não podemos mais agir sem pensar diante das adversidades, Deus as coloca em sua vida para ver pra quem você vai correr, pra ver se você vai se irar/murmurar ou buscar resolver tudo com mansidão colocando o seu problema DIANTE DELE.

Pra quem você tem pedido conselho quando tudo parece difícil?

Irmãos, por pior que pareça a situação e você não goste do que esteja acontecendo e da maneira que está acontecendo. Antes de tomar qualquer decisão. Pergunte a Deus o que você deve fazer. Peça que te mostre o melhor caminho.
Posso garantir que você não ficará sem resposta!


Se não for Jesus, não conheço outro que saiba resolver melhor os seus problemas!

0 comentários:

Postar um comentário