quinta-feira, 14 de julho de 2011

Romanos 3‏

Shalom povo de Deus,

Na epístola de Paulo aos Romanos, encontramos diversas objeções e suas respectivas respostas. Objeções bem atuais por sinal. E durante o capítulo 3, Paulo expõe muitos paradigmas judeus e fala ousadamente a respeito de temas que ao meu ver, eram tidos como tabus, no contexto da Igreja Primitiva. Como escrevia tanto para judeus como para gentios em Roma, Paulo destacou várias passagens do Antigo Testamento, para desta forma provar a todos, que o que escrevia era concreto. Alguns pontos a destacar no capítulo:


  • Os privilégios concedidos por Deus à nação Judaica, são reconhecidos por Paulo, como a confiança nos oráculos de Deus, mas isso não os torna "melhores" que nenhum outro povo. Pois vivemos no tempo da Graça.
  • A fidelidade de Deus independe da credulidade ou fidelidade do homem. Glória a Deus!
  • A nossa injutiça ressalta a justiça de Deus, para a Sua própria Glória. E por ser Ele o Único Justo, Ele tem autoridade para julgar o mundo.
  • Não há vantagem em pertencer a uma determinada tribo, ou povo. Não importa a região em que nascemos- sejam judeus, brasileiros, asiáticos etc, uma vez humanos, criaturas de Deus, estamos todos debaixo do pecado. Deus nos vê além dos títulos, características físicas, ritos e costumes, nenhum de nós é justo, entende e busca a Deus da forma em que se deve; todos se extraviaram, se tornaram inúteis, e não há quem faça o bem (Romanos 3:9-18 ler).
  • Glória a Deus! Como somos pequenos e necessitamos do Pai. Glória a Deus porque somos dependentes, totalmente dependentes. Ao olhar para nós mesmos, não encontramos nada de bom ou vantagem. Glória a Deus, pois apenas por Cristo somos capazes!!
  • A lei foi feita para Glorificar a Deus e nos mostrar que dEle vem o nosso senso de justiça e santidade. A lei nos serve como auxílio, uma bússola que nos aponta a Deus e nos revela o pecado. Nos instruindo assim, como um alerta a não pecar. Mas não será pela lei que seremos justificados, pois o objeto não tem a capacidade do seu Criador. Seremos justificados por Quem tem Poder para nos justificar.
  • Glória a Deus! A justiça de Deus é Cristo, e dEle testemunha toda a lei e os profetas. Quando Deus deu a lei ao Seu povo, Ele estava tentando aproximar o povo de Jesus. O Seu plano inicial sempre foi a comunhão e a lei foi mais uma ferramenta usada por Deus para nos aproximar dEle.
  • Todos nós pecamos e precisamos da Glória de Deus. Mas gratuitamente, de graça, por graça! Somos justificados e redimidos em Cristo Jesus! Glória a Deus!
  • É o sangue de Jesus o preço pago, a propiciação por nossas vidas. A morte de Cristo e o Seu sangue derramado para nos salvar, é um ato de fé! Através deste ato, a justiça de Deus é manifesta, anulando nossos pecados diante do Sacrifício do Cordeiro.
  • A justiça de Deus é para agora, para o tempo presente. E desta forma, estamos todos debaixo da lei da fé e por ela somos justificados. Diante da Justificação de Cristo, todo o orgulho de se pertencer a uma raça ou nação, cai por terra e dá espaço a união do Corpo de Cristo.
  • Deus é brasileiro, é judeu, é grego, enfim, Deus é do Seu povo, e o Seu povo rompe as barreiras do tempo, da geografia e língua. É a lei da fé, apenas uma confirmação da lei, pois ambas falam de Cristo Jesus, o nosso Salvador, Redentor, Justificador e Agraciador!

Shalom a todos, a até a próxima.
Beijoos!

0 comentários:

Postar um comentário